10 de maio de 2017

PinguWine #1 | Lavradores de Feitoria Branco (2016)

No início deste mês referi que iria dar início a uma nova rubrica aqui no blogue. Meus amigos, aqui está ela: PinguWine.

PinguWine
O que é que se pretende com esta rubrica?
Simples! Na PinguWine irão conhecer alguns vinhos de mesa, sejam eles novidades, sejam apenas sugestões. Tal como também referi, esta é uma área em que não me sinto ainda completamente à vontade para falar dela mas, hey, gosto de arriscar. Há que sair da nossa zona de conforto. E é exactamente isso que estou a fazer ao lançar esta rubrica. Ainda não vos sei dizer qual a periodicidade da mesma mas posso garantir-vos que pelo menos uma vez por mês poderão contar com a PinguWine.

Vamos então "dar início" à primeira edição desta rubrica. Hoje, trago-vos um vinho branco de 2016 - Lavradores de Feitoria.

PinguWine

A inaugurar PinguWine, informo-vos que Lavradores de Feitoria branco 2016 é um vinho fresco e descomplicado e que se encontra disponível no mercado português. Harmonioso e de perfil jovem, promete ser uma boa aposta para desfrutar à mesa ou com dois dedos de conversa (com a família, com os nossos amigos, passar bons momentos a dois... há que ser original!). Este vinho (branco) é o mais recente elemento de uma trilogia que se completa com o tinto, cuja colheita de 2015 foi lançada no primeiro trimestre, e com o rosé, a lançar ainda na Primavera.

Malvásia Fina, Gouveio e Síria, de vinhas com idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos, compõem o lote do "Lavradores de Feitoria" branco, um néctar de cor citrina limão, com boa densidade aromática, a revelar fruta madura, do tipo ameixa, melão e banana. Na boca, a entrada é fresca, frutada e elegante. Harmonioso, apresenta uma acidez equilibrada, com uma fruta viva e intensa e alguma mineralidade.

PinguWine

Ideal para consumir desde já, este vinho prima pela elegância que transmite. Perfeito para acompanhar pratos mais leves, como marisco, saladas ou carnes brancas, é um vinho que se comporta igualmente bem quando consumido a solo.

Os dias mais quentes estão aí pessoal por isso, esta é uma excelente sugestão, não acham?

Ficha técnica do vinho:
Lavradores de Feitoria branco 2016, DOC Douro
PVP - 4.30€
Teor alcoólico - 12.5%
Acidez total - 5.10g/L
pH - 3.36

Vamos conhecer um pouco mais sobre o projecto Lavradores de Feitoria?
Criado em Setembro de 2000, é um projecto único que resultou da união de quinze lavradores, proprietários de dezoito quintas distribuídas pelos melhores terroirs do DOuro, repartidas pelas três sub-regiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. Pela primeira vez na região, um grupo de convictos durienses associou sabores e experiências, inovação e tradição, num esforço conjunto e solidário que marcou uma nova época para o Douro. Partilha e associativismo, concertados de uma forma moderna, razoável e inteligente, são os valores subjacentes à Lavradores de Feitoria. Actualmente, são 48 os accionistas, dos quais 15 são lavradores proprietários de 18 quintas. Acresce a Quinta do Medronheiro, comprada em 2011 com capital da empresa. No total, têm ao seu dispor uvas provenientes de mais de 600 hectares de vinha.

Como podem ver, PinguWine é a rubrica onde irão ficar a conhecer alguns vinhos, as suas características, propriedades, bem como a empresa que comercializa e as Quintas. Espero que tenham gostado e fico à espera dos vossos comentários e do vosso feedback.

Quem aí já conhecia este vinho?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post's ;)

9 comentários:

  1. Ora aí está uma rubrica que me agrada particularmente. Quanto a este branco, vou ver se o encontro à venda aqui para os meus lados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João :) aceitam se sugestões de melhoria!

      Eliminar
  2. Confesso que não percebo nada de vinhos! Pode ser que aprenda ainda mais por aqui :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue é, também, um espaço de aprendizagem :)

      Eliminar
  3. olha acho que vou ser tua aluna xD não bebo álcool mas acho muito interessante e é um bom tema de conversa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo não bebendo álcool podes sempre ficar com algumas dicas :)

      Eliminar
  4. Vou passar, nãou fã de vinho. Mas gostei do blog, parabéns.

    Um beijinho no coração, fica com Deus!
    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Daniela e pela visita. Espero que voltes mais vezes :)

      Eliminar
  5. Eu não sou lá muito entendida de vinhos.. mas também não bebo qualquer um.. tem que ser meio adocicado.. hehehe mas ando numa fase de experimentação, e esta rubrica vem mesmo a calhar!! Parabéns :) pode-se complementar esta frase: "It's nine to wine with PinguWine" :D

    ResponderEliminar