18 de março de 2017

Little Things | Dois Anos Depois...

...de ter tomado a decisão de adoptar um estilo de vida saudável. Sim, hoje, dia 18 de Março, faz dois anos em que tive o meu primeiro treino. Quer dizer, bem vistas as coisas agora, foi um "meio treino", mas que me deixou de rastos e completamente roto.


Foi em 2015 que me deu um clique e que decidi que estava na altura de ser mais saudável, de perder peso, de mudar a minha alimentação (pelo menos cortar na quantidade de fritos e de doces que ingeria), de ser disciplinado e de conseguir levar esta minha demanda até ao fim.

Muitas foram as passagens de ano em que dizia que uma das minhas resoluções seria perder peso. Tentava o primeiro mês. Desistia no segundo. Não via os resultados que queria. Desmotivava. Pensava "Para o ano penso nisso".

Até que chegou o dia em que numa sexta-feira 13 (de Março) decidi contactar o meu PT'zão e combinar uma avaliação e começar com um plano de treinos a fim de conseguir atingir o meu objectivo.

Tal como já falei aqui no blogue, foram cinco meses duros, em que tive que reajustar a minha alimentação, diminuir nas quantidades do que comia, dois a quatro sessões de exercício por semana (agora faço dois a três xD), muita força de vontade, espírito de sacrifício e disciplina. Algumas pessoas pensam que eu estava a ser radical mas tinha que ser assim. Eu tinha que ser radical. Caso contrário, não veria resultados e iria desmotivar.

Em cinco meses, consegui atingir o meu objectivo: perder 16kg.

Hoje, mais de um ano e meio depois de ter perdido esta quantidade de peso (agora concordo quando dizem que foi muito peso perdido para pouco tempo), sinto-me orgulhoso. Orgulhoso porque consegui atingir o meu objectivo. Orgulhoso porque consegui manter este tempo todo o meu peso (agora tem havido conversão da percentagem de massa gorda em massa magra, uma vez que o objectivo é esse). Permito-me de vez em quando comer um doce, fazer uma asneira, fugir um bocado do plano. Não! Não sou obcecado (como algumas pessoas) com aquilo que como, com a quantidade que como. Nada disso. Quem me conhece e quem convive comigo sabe que a última coisa que eu penso é na quantidade de comida que ingiro. Desde que moderadamente, e as melhores opções, não há problema. Certo?

Com isto, apenas quero agradecer ao meu PT'zão que teve (e ainda tem) toda a paciência para me aturar. Obrigado por estes dois anos (espero que venham mais xD), pelas conversas, pelos discursos de motivação que me deste e me continuas a dar, e pela tua amizade. Agradecer à família e amigos que entenderam esta minha "necessidade" em perder peso e em adoptar um estilo de vida mais saudável e me apoiaram e que ouviram os meus desabafos em momentos em que a tentação falava mais alto. E também um obrigado especial àquelas pessoas que nunca acreditaram que eu iria perder peso e que acharam que eu iria ganhar em dobro tudo aquilo que perdi. A vocês, quero apenas dizer que vos dou uma chapada de luva branca na cara todos os dias e que sambo na vossa cara ORGULHOSAMENTE enquanto vocês querem perder peso e não conseguem. Porquê? Porque não têm foco, nem disciplina, nem o mínimo de motivação.

Até lá, bons post's ;)

8 comentários:

  1. Muito bem! Entendo bem o que dizes começar e desistir.. Arranja se todo o tipo de desculpa para não fazer exercício quando nos somos a maior desculpa, falta de vontade em dar o primeiro passo! Levei as tuas palavras em conta e acredita que serviram de força de impulso! 👌👌👌
    Beijinhos

    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristina. Toda a gente consegue. Tem que ser focada e querer mesmo. Custa claro que sim mas com força de vontade consegue se ;)

      Eliminar
  2. Que bom, fico feliz por conseguires alcançar o teu objetivo!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que estabelecer sempre novos objectivos :) obrigado pelo comentário

      Eliminar
  3. Migo sabes bem que ainda há aquelas pessoas que acham que vais ganhar o dobro xD
    #aceitaquedoimenos

    ResponderEliminar
  4. és uma inspiração, Ricardo! Quando for grande quero ser como tu <3

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar