À Conversa com o Blogue... #8 | Simple Life

Bom dia pessoal. Que tal vos correu a semana, desta vez mais pequena? :)

Mais um sábado, mais uma edição desta rubrica que, felizmente, tem tido adesão por parte dos bloggers que interpelo e que convido a participar. (No último sábado, por questões de logística que me ultrapassaram, não me foi possível lançar esta rubrica mas divulguei o nomes dos vencedores do passatempo de aniversário do blogue. Igualmente bom, não? ;) ).


Desta feita, convidei a Ana Rodrigues, autora do blogue Simple Life by Ana Rodrigues, que, este ano, foi convidada a estar presente na feira Qualifica, aqui no Porto. Não só a Ana escreve textos para o seu blogue, como também tem um canal no Youtube.

Vamos conhecê-la um pouco melhor?

O Pinguim Sem Asas (OPSA)  - Há quanto tempo surgiu o blogue?
Ana Rodrigues (AR) - A ideia de criar um blogue já tem mais de 3 anos e foi exactamente no dia seguinte que o blogue nasceu. Nem precisou de esperar os 9 meses (risos).

OPSA - Qual a razão de o teres criado? O que levou a fazê-lo?
AR - Criei o blogue porque já seguia blogues há anos. Gostava imenso de estar sempre actualizada e, num dia à noite, pensei que eu também poderia ter um. Era fácil de criar e eu tinha um conteúdo que gostava muito: os looks simples e versáteis. Desta forma, criei o Simple Look.

OPSA - O nome do teu blogue: qual o motivo de escolha?
AR - Criei o Simple Look porque a minha ideia era mesmo só escrever sobre moda, sobre a moda no dia-a-dia, os looks em tempo real com dicas e tendências. Era essa a ideia mas há um ano atrás, eu decidi mudar e porquê, perguntam vocês? Porque nessa altura o assunto do blogue já não era só moda, só beleza, só compras, mas sim muitas outras coisas. Eu já tinha criado algo que se completava cada vez mais. Comecei a perceber que o nome não se enquadrava tanto e decidi alterá-o. Uma decisão um pouco difícil mas que não poderia ter sido nem mais cedo nem mais tarde - foi no momento certo. Uma decisão arriscada mas que não fugiu muito do nome original: passou para simplethingsofmylife com o subtítulo Simple Life by Ana Rodrigues, ou seja, alterei o nome para a minha vida e é mesmo isso que transparece no blogue: a minha vida, as dicas que vou descobrindo, os produtos que vou testando, os detalhes das minhas semanas, das minhas viagens e mil e uma outras coisas.

OPSA - Que assuntos abordas no teu blogue?
AR - No meu blogue falo sobre moda, beleza, decoração, lifestyle, reviews, culinária e muito mais.

OPSA - Tens um blogue e um canal de Youtube. Na tua opinião, pensas que é mais fácil construir o canal ou escrever?
AR - Tenho um blogue e, desde há um ano, um canal. A ideia de criar um canal surgiu quando eu decidi mudar o nome do blogue. Surgiu porque senti necessidade de mostrar mais coisas e de falar com vocês. Em termos de facilidade, é muito difícil definir: depende do vídeo ou do post. Normalmente, escrever um post é bem mais rápido, pois um vídeo tem muitas horas de edição, preparação, carregamento, entre outros. São situações muito diferentes e, no meu caso, sempre que sai vídeo novo, eu preparo também um post com várias fotografias alusivas ao mesmo.

OPSA - Quanto tempo levas, aproximadamente, a preparar os teus vídeos/textos?
AR - Os posts e os vídeos, em termos de preparação, variam muito e mesmo entre si, podendo variar ainda mais consoante o tema. Nunca fiz contas globais mas tenho vídeos que só em edição, contam com muitas horas de trabalho. Essencialmente, quando são vídeos complexos que, por vezes, têm 45 minutos, eu tenho de editar para no final ficarem com apenas 15 a 20 minutos. Em geral, entre a preparação do local, maquilhagem, cabelo, iluminação, o pensamento do tema, de como quero que fique o vídeo, a gravação e a edição, contam-se com várias horas: entre 5 a 6 horas, por vezes bem mais. Por outro lado, os posts podem demorar, no máximo, umas 2 horas. Quase sempre duram menos: entre tirar fotos, editá-lo (por vezes, não é preciso uma edição extensa) e escrever o post.

OPSA - Já alguma vez te faltou inspiração para publicar?
AR - A inspiração com o tempo foi-me surgindo naturalmente. As ideias estão à nossa volta. Não me lembro de ter falta de inspiração até porque ando sempre a pesquisar, a manter-me actualizada, para além de seguir quase diariamente vários bloggers e youtubers e as suas redes sociais.

OPSA - Tens algum exemplo a seguir dentro da blogosfera? Quem?
AR - Tal como acabei de referir, sigo muitos bloggers e youtubers, muitos já há mais de 6 anos. No segundo post do meu blogue (já lá vão mais de 3 anos), referi a minha inspiração para ter criado o blogue - a Taciele Alcolea - uma blogger/youtuber brasileira que continua a ser a minha maior inspiração, uma grande MULHER!

OPSA - Fala-nos um pouco sobre ti.
AR - Vamos a isso!!! O meu nome é Ana Rodrigues, tenho 22 anos e sou de Viana do Castelo. Esta é a típica apresentação do primeiro dia de aulas (risos). Sou uma mulher com muitas paixões, um trabalho e muitos hobbies. Uma apaixonada pela natureza, por passear, por viver intensamente cada momento.

OPSA - Quais os pontos positivos e negativos de se ter um blogue?
AR - Como em tudo na vida, existem coisas boas e coisas más. Ser blogger é muito mais do que escrever um post, é muito mais do que se vê no aspecto geral do blogue. Eu adoro ter este mega hobbie. É um hobbie que me dá muito trabalho sim, disso não existe dúvida, mas é um trabalho bom porque me completa, dá-me gosto. Outro aspecto positivo é conhecer pessoas novas, é conhecer marcas novas, é poder partilhar opiniões e um aspecto ainda maior é conhecer-vos e ver os leitores a se tornarem companheiros, é perceber que existem pessoas que se tornam seguidores.
Quanto a aspectos negativos, para mim, estes são irrelevantes. Eu não considero negativos, apenas penso neles como obstáculos que têm de ser ultrapassados. Desde que comecei a ficar sem tempo (nem sequer para mim, por causa do trabalho) vi-me preocupada com como iria continuar o blogue e o canal mas facilmente pensei: "Eu consigo!". Claro que, por vezes, edito ao final do dia ou até nas minhas viagens de comboio. Por exemplo, estou a responder a esta entrevista um pouco à noite, outro pouco em viagens, um pouco escrito no telemóvel, um pouco numa folha de papel e agora tudo no computador. Acima de tudo, o que importa, é o amor que colocamos nas coisas. Isso para mim sempre foi o mais importante.

OPSA - Já alguma vez pensaste em abandonar o blogue? Se sim, porquê?
AR - Nunca pensei deixar de ter o blogue. Mesmo quando surgiram obstáculos, apenas pensei que talvez tivesse de reduzir o número de posts semanais mas no final de contas acabo por cumprir quase sempre o que estipulei e às vezes até mais!

OPSA - Cada vez mais vemos mais blogues a surgir. Qual a tua posição relativamente à blogosfera em geral?
AR - Eu adoro conhecer blogues, sei que cada vez mais esta comunidade é maior. É muito bom conhecermos novas opiniões, novos temas. Penso que existe espaço para todos até porque todos somos diferentes. Uma coisa que me deixa um pouco triste é que com tantos blogues a nascerem, por vezes não consigo acompanhar todos na totalidade como gostaria.

OPSA - Consideras que a blogosfera está igual ou diferente agora do que há dez anos atrás? Em que aspectos?
AR - A blogosfera está muito diferente, mesmo muito diferente, porque há dez anos atrás, para além de existirem poucos blogues, em termos tecnológicos, de design, de inovação, a diferença é drástica.

OPSA - Metas a atingir futuramente com o blogue.
AR - As minhas metas estão sempre em aberto. Apenas pretendo chegar a mais pessoas, conhecer cada vez mais marcas e mais bloggers e youtubers. Estar em eventos possibilita-me atingir estas metas. Tenho adorado e tenciono que seja algo para continuar.

Gostaram? Já conheciam a Ana e o seu blogue? Para quem quiser conhecer um pouco mais e começar a seguir, poderá clicar num dos links abaixo e já está - começam a acompanhar todas as novidades do blogue Simple Life by Ana Rodrigues.


E vocês? Gostariam de participar nesta minha rubrica? Enviem um email para opinguimsemasas@gmail.com e terei todo o gosto em falar convosco. Não só relativamente a esta rubrica mas também sobre outros assuntos. Vamos falar? ;)

Desejo-vos um bom fim de semana e fiquem a aguardar a próxima edição da rubrica "À Conversa com o Blogue...".

Até lá, bons post's ;)

2 comentários:

  1. Muito obrigada pela oportunidade.
    Adorei responder à tua entrevista.
    Um grande abraço

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana por teres aceite e participado nesta minha rubrica :)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.